Cuidados com Senhas Bancárias

Atualmente estamos vivendo um tempo em que tudo está sendo “Automatizado”, de forma que a maioria das nossas rotinas estão sendo transferidas para o mundo “on-line”. E todo lugar onde você precisa se conectar é necessário um Login de acesso e uma senha. Em todo sistema é dessa forma que funciona e até hoje não se conseguiu uma forma mais clara e precisa que identifique você em um sistema.

Apesar de parecer seguro, esse método de autenticação se torna inviável quando deparados por pessoas que não conseguem memorizar a senha. É muito comum ver uma pessoa idosa ou ate mesmo de meia idade olhando um papel para digitar a senha do cartão do banco.

Antigamente não existiam muitas tecnologias que asseguravão de forma precisa a autenticação que não fosse por login e senha. Mas hoje, existem diversas formas de autenticação que não necessitam de senha digitada, por exemplo: autenticação por identificação biométrica, por identificação facial, por identificação por voz e até mesmo pela íris dos olhos.

Mas porque esses métodos não foram implementados? Por que temos que ficar em filas para pegar o dinheiro? Porque temos que frequentemente cadastrar senhas e mais senhas????

Tudo se resume a uma só palavra, custo!!! Essas metodologias de autenticação são muito caras, e implementa-las seria muito custoso para todas as empresas e principalmente aos bancos. Imagine adaptar todos os mais de 30 mil terminais de atendimento espalhados por todo país. Adaptar, é dificíl leva tempo e dinheiro, e nenhum banco está interessado em gastar todo esse dinheiro, simplismente para dar “conforto aos clientes”.

A unica maneira que eles o façam é se for obrigatório por uma medida de lei, mas todos sabemos que a influência que os banqueiros tem sobre o congresso é muito grande e uma lei dessas nao sairia do papel.

Então, como sabemos que isso continuará do jeito que está, temos que seguir algumas dicas para não nos complicarmos. Eis algumas….

1)Jamais forneça sua senha a alguem que não seja de confiança e caso você tenha anotado, deve muda-la após a pessoa utilizar.

2)Coloque alguns numeros na frente e atras da senha, caso alguem achar o seu papel, será mais dificil descobrir a senha.

3)Caso tenha problemas em ir ao caixa, solicite ajuda de alguem de casa, normalmente um neto ou o filho, para que não seja necessário pedir auxilio a algum estranho.

4)Faça o possivel para efetuar pagamentos e compras por caixa ou on-line, também utilize a função pagamento em débito no cartão. Isso deixa seu dinheiro mais seguro, evitando roubos de quantias enormes.

5)Nunca deixe o cartao junto com o papel da senha, se possivel coloque no bolso da calça ou em outro lugar que nao seja junto.

6)Tenha sempre na mão o numero do 0800 do banco ou operadora para cancelar o cartão que foi roubado ou perdido.

7)Vote em alguem que faça uma lei que nos ajude!!!🙂

Brincadeiras a parte, devemos lembrar que somente se votarmos consciente é que teremos pessoas conscientes la nos representando.

Obrigado e até a próxima

Explore posts in the same categories: Falha de segurança, Segurança

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: