Modelo de Política de Segurança – Parte 6

MONTAGEM DE UM MODELO DE POLITICA DE SEGURANÇA-Parte 6

Quanto a segurança física

Neste ponto será analisado a melhor forma de  prevenir o acesso não autorizado, danos e interferência ás informações e instalações físicas da instituição. Algumas medidas podem ser feitas para amenizar este problema sendo elas:

  1. Só poderão ter acesso ao setor de TI os funcionários que fazem parte a ele.
  2. Todos os funcionários de todos os setores deveram possuir crachás que identifiquem o setor ao qual estão lotados, juntamente com o nome e foto.
  3. Será proibido o acesso de qualquer pessoa que não possua um crachá.
  4. Cada sala que possua chave será de responsabilidade do Chefe de Setor, caso o mesmo não possa pegar ou entregar a chave no armário de chaves, este deverá nomear por escrito o responsável e entregar a nomeação ao setor de segurança.
  5. Todas as chaves ficarão no setor de segurança.
  6. A mesa de cada funcionário deverá estar limpa, não podendo possuir nenhum papel que possa ser extraviado, tampouco mídias e outros recursos que o usuário dispuser.
  7. O ambiente de todos os setores deverão ser mantidos limpos, sem material no chão de nenhuma espécie. Facilitando assim o fluxo de pessoas que estiverem no setor.
  8. O usuário deverá fechar qualquer documento que esteja redigindo quando necessitar se ausentar de sua mesa. Deixando-o na proteção de tela no modo de login ativado.
  9. Caso seja necessário a visita de alguém que não seja da instituição, deverá ser entregue a ele um crachá de visitante mostrando seu nome e a data de visita.

10.  Os papéis que não são mais necessários antes de serem levados ao lixo devem ser passados na máquina fragmentadora.

11.  O uso de telefone da instituição deverá ser exclusivo a serviço. Não podendo de forma alguma ser utilizado para fins pessoais.

12.  A equipe de segurança deverá ter um uniforme diferenciado dos demais funcionários.

13.  O setor de TI deverá possuir um uniforme diferente dos funcionários e equipe de segurança.

14.  Cada setor deverá obrigatoriamente possuir um extintor de incêndio e cada funcionário receberá treinamento para o seu manuseio.

Este é um ponto onde existem muitas individualidades entre as instituições, podendo ser alteradas de acordo com o tipo e ramo que elas empregam e até mesmo a natureza de informações que possuem.

Quanto a contratação

Aqui estaremos implementando as políticas referentes a contratações, tais medidas antes de serem implementadas deverão ser consultadas pelo setor jurídico. Sendo elas:

  1. Só serão contratadas pessoas que tenham encaminhado seu currículo por escrito ao departamento de recursos humanos.
  2. Só serão contratadas pessoas que tenham sido aprovadas na entrevista.
  3. Pessoas que possuem antecedentes criminais relativo a furtos e roubos deveram ser colocadas ao fim da lista de convocados a entrevista.
  4. Pessoas que foram demitidas por justa causa do antigo emprego, deverão ser colocadas ao fim da lista de convocados a entrevista.
  5. Pessoas com histórico de agressão física deveram ser colocadas no fim da lista de convocados a entrevista.
  6. Pessoas que estiveram contratadas em instituições com medidas de segurança ativas, deveram ser colocadas no topo da lista de convocados.
  7. Pessoas com curso em segurança da informação ou do gênero deveram ser colocados no inicio da lista de convocados.
  8. Todos os convocados a entrevista deveram ler as medidas de segurança ao cargo que almeja e ter pleno conhecimento delas.
  9. Todo novo funcionário que for contratado deverá passar pelo curso de segurança da informação fornecido pelo setor de recursos humanos.

Com toda certeza alguns pontos levantados acima podem ser retirados ou incrementados, também a medida não tem como objetivo excluir alguém, e sim a contratação de pessoas confiáveis e que estejam dispostas a seguir as políticas.

Explore posts in the same categories: Modelo Politica Segurança

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: