Modelo de Politica de Segurança – Parte 4

MONTAGEM DE UM MODELO DE POLITICA DE SEGURANÇA-Parte 4

Política Interna

Aqui serão descritas as políticas referentes as medidas de segurança internas. Abrangendo apenas os funcionários e pessoas que tem acesso as instalações internas da instituição.

Quanto a Informática

Neste ponto estaremos mostrando as políticas referente a utilização dos meios de tecnologia da instituição.

Quanto a utilização dos computadores e rede

Toda e qualquer pessoa que esteja conectada a rede de computadores estará incluída neste tópico. Deverão seguir os seguintes procedimentos:

  1. Cada pessoa deverá obrigatoriamente ligar o computador e ao término de sua tarefa, o desligar. Caso necessite se ausentar por algum tempo qualquer, deverá deixar o computador com a tela travada.
  2. O usuário é responsável por sua senha, pois todos os acessos e procedimentos feitos por ele deverão ser armazenados para futuras auditorias.
  3. Caso o usuário necessite da instalação de qualquer software, plugin, ou atualização. Deverá encaminhar um pedido por e-mail para o setor de TI, este por sua vez responderá de forma imediata o tempo para a execução do serviço.
  4. O Setor de TI deverá obrigatoriamente protocolar todos as solicitações que os usuários solicitarem e sempre antes de qualquer procedimento confirmar o horário para a execução do mesmo.
  5. Ao usuário não será permitido o acesso a domínios não pertencentes ao seu setor.
  6. Não serão permitidos o uso de jogos para computador, tampouco sites do mesmo gênero.
  7. O comunicador instantâneo que o usuário poderá utilizar será o que a instituição fornecer, nenhum outro será permitido.
  8. Os acessos a Web Sites ficam restritos aos que forem permitidos pela reunião de Diretoria junto a Gerencia de cada setor. A lista dos sites que podem ser acessados deverão obrigatoriamente ser protocolados junto a TI.
  9. As impressões que o usuário deseja efetuar, só poderá ser referente a instituição. Não sendo autorizado a utilização de impressões de cunho pessoal.

10.  São proibidos o uso de material sexualmente explícito, bem como sua armazenagem, distribuição, edição e gravação nos computadores da instituição.

11.  O uso dos recursos da instituição para fins ilegais serão seriamente punidos mediante medidas pré estabelecidas.

12.  Os softwares que a instituição instalou para a segurança da rede, de maneira nenhuma devem ser desinstalados e tampouco re-configurados pelos usuários. Caso o usuário julgue necessário uma manutenção em seus softwares, deverá encaminhar um pedido por escrito para o setor de TI e confirmar por e-mail.

13.  Cada usuário deverá armazenar em seu e-mail os arquivos pertencentes a instituição, tornando-os confiáveis e íntegros.

Existem muitas outras medidas que podem ser colocadas neste ponto, mas tais procedimentos vão variar de instituição para instituição. Também deverão ser observadas as questões jurídicas e algumas medidas obrigatoriamente deverão ser aprovadas pela diretoria.

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